A Diocese de Votuporanga completou no dia 20 de julho, 8 anos de criação, entre as conquistas, destaca-se o começo da construção da Cúria Diocesana, espaço que compreende a sede administrativa da Diocese. A obra iniciou no mês de março e deve ser concluída no período de um ano.
Até então, a Cúria está funcionando junto do escritório da Catedral Nossa Senhora Aparecida, localizado na rua São Paulo. “Desde a criação da Diocese de Votuporanga, já era um desejo a construção de uma sede administrativa, mas que foi adiado devido à pandemia. Com a finalização da construção, a administração da Diocese será transferida para o novo local, melhor atendendo a comunidade diocesana diante dos serviços prestados”, explica o Bispo Diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas.
Em um terreno de 2.281,50 m², de frente para a rua Alagoas, esquina com as ruas Argentina e Guerche, o imóvel será edificado com área total projetada de 1.268,07 m². A estrutura explicará com os seguintes espaços: estacionamentos, recepção e banheiros, Capela, escritório do Bispo, sala de espera para os padres, Chancelaria, Câmara eclesiástica e auditoria, Vigário geral e ecônomo, Contabilidade, Secretaria de Pastoral, Assessoria de Comunicação e estúdio, Jurídico, Servidor de informática, Almoxarifado, Sala de reunião, Copa e descanso e área de serviço.
O projeto foi pensado para futuras ampliações, conforme com as necessidades da Diocese. A planta da construção se apresenta em um único pavimento, é distribuída em alas conectadas por eixos de circulação tendo a Capela como ponto central. O sistema da construção será constituído por fundação e estrutura em concreto armado, elevações em alvenaria, divisões internas em drywall, cobertura embutida com estrutura e telhas metálicas, esquadrias de ferro, alumínio e madeira, além de revestimentos e pinturas.
A fachada da Cúria terá, em primeiro plano, um totem com a denominação do edifício, na coluna direita o Brasão da Diocese e na parede à esquerda, uma Cruz Cósmica, a mesma forma representada no piso da Capela. Esta forma remete algumas simbologias: tem quarenta tijolinhos, número recorrente no Antigo Testamento, à Jerusalém Celeste, recordando a última morada preparada por Jesus Cristo e as diversas Habitações que constituem a Diocese.
Sobre a Capela
No centro a Capela, a Tenda, que fora antes a do Sacrifício e agora é o próprio Cristo. É concebida com uma planta octogonal, símbolo do novo, da vida nova, em Cristo, estando centralmente o Altar, de pedra bruta, de onde brotam sangue e água e que permeiam por toda a Capela ligando os outros polos. A vida está no sangue de Cristo, do lado aberto que brotou água e sangue, onde os Padres da igreja leram aí o começo da Igreja, Batismo e Eucaristia.
A Capela também será composta por uma iconografia no painel central se estendendo aos vitrais. Com início da Capela se estendem as Alas, uma ao norte, uma ao leste, uma ao sul e uma ao oeste. Sua planejamento foi inspirada na disposição das tribos de Israel ao redor do Tabernáculo (Antigo Testamento) e na Cidade Santa, a nova Jerusalém, que também tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze Apóstolos de Cristo (Novo Testamento – livro do Apocalipse).
Fonte: DiariodeVotuporanga


