Motoristas que circulam pelas pistas paulistas, principalmente na área de Fernandópolis, Votuporanga e Jales, precisam ficar atentos: a contar de janeiro de 2025, novos radares fixos começarão a monitorar a velocidade dos veículos.
Mais segurança nas estradas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou a instalação de 649 novos radares em todo o estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a segurança nas pistas e diminuir o número de acidentes. Na área, 34 radares serão instalados, sendo 14 deles na Pista Euclides da Cunha. As pistas Percy Waldir Semeghini, Eliezer Montenegro Magalhães e Péricles Beline também receberão equipamentos modernos.
Tecnologia moderna
Os novos radares são mais modernos e eficientes que os velhos. Além de medir a velocidade dos veículos, eles também são capazes de fazer a leitura automática das placas dos carros, transmitindo as informações ao vivo para uma central de monitoramento. Essa tecnologia permitirá reconhecer veículos roubados ou roubados, integrando o sistema ao programa “Muralha Paulista”.
Onde os radares serão instalados?
Na área de Fernandópolis, os radares serão instalados nos mesmos locais onde já existiam anteriormente na Pista Euclides da Cunha, além de um novo radar na Pista Percy Waldir Semeghini.
Por que a instalação dos radares?
A instalação dos radares faz parte do Plano de Segurança Viária do governo estadual, que tem como objetivo diminuir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030. O plano é tornar as pistas mais seguras e preservar que todos os usuários possam se deslocar com tranquilidade.
O que muda para os motoristas?
Com a instalação dos novos radares, os motoristas precisam redobrar a atenção e respeitar os limites de velocidade. A fiscalização eletrônica será mais rigorosa e as multas para quem exceder a velocidade permitida serão aplicadas.
Com informações de VotuNews


