Os focos de incêndios generalizados no município e área criaram uma nuvem de fumaça que cobriu Votuporanga nos últimos dias.
Nos últimos dias o Corpo de Bombeiros de Votuporanga/SP, responsável de forma oficial por 14 municípios da área, tem contado com auxílio de equipes de usinas, prefeituras, defesa civil e do povo na guerra contra focos de incêndios, principalmente na área rural. A fumaça em conjunto com a fuligem e a baixa umidade relativa do ar vem desafiando o sistema respiratório dos votuporanguenses.
Conforme um levantamento do Diário, apenas na próxima quinta (22.ago), o Corpo de Bombeiros, que conta com duas viaturas para enfrentamento desse tipo de ocorrência, atendeu seis chamados contra focos de incêndio, nos municípios de Votuporanga e também Pontes Gestal. Apesar disso, Valentim Gentil, Américo de Campos, dentre outros municípios vizinhos também registraram intervenções do tipo.
O Corpo de Bombeiros orienta para que os moradores de Votuporanga e toda área se policiem quanto a bitucas de cigarro ou quaisquer outros equipamentos ou iniciativas que possam resultar em focos de incêndio. Uma vez que, a baixa umidade do ar e o vento podem contribuir de forma rápida para uma propagação desenfreada.
É aconselhável também que, em caso de incêndio, mantenha a calma e ligue para o Corpo de Bombeiros (193), além de sair imediatamente da área de risco, inclusive fugindo da fumaça que pode causar intoxicação.
Conforme antecipado através do Diário, desde o começo da semana o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil) do Estado de São Paulo havia emitido uma notificação de risco elevado de incêndios florestais. A previsão de umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% e deve se manter assim até o final de semana.
Outro fator preocupante que contribui para o agravamento da situação é a falta de chuva e, segundo o Climatempo, não existe sequer previsão para os próximos 15 dias – apesar da chegada de uma nova frente fria que deve derrubar as temperaturas.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu algumas orientações para o povo neste momento mais quente e seco:
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas não são recomendadas;
- Evite exibição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo, do Governo de São Paulo, fica desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e enfrentamento a focos de incêndio é reforçada. O reforço nas ações ocorre durante o momento mais seco do ano, que vai até outubro.
A Operação SP Sem Fogo aconselha para toda o povo que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais, tais como:
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais;
- Evite acender fogueiras, inclusive próximo às matas e florestas;
- Não usar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Faça descarte ideal de seus resíduos;
- Faça queima controlada apenas quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para impedir a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e pistas e às regiões florestais;
- Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.
↘️Receba gratuitamente o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3
Com informações da Diario de Votuporanga


