Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança faz fiscalização de veículos abandonados
Foram notificados 27 veículos; responsáveis têm período de 10 dias úteis para a retirada do automóvel do local
Em continuidade às ações que a Prefeitura de Votuporanga vem desenvolvendo em enfrentamento à proliferação do mosquito da Dengue no munícipio, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança realizou na última quinta-feira (18/1), uma operação para fiscalizar veículos abandonados em regiões públicas no município.
Na ocasião, foram notificados 27 veículos em situação de abandono. Os responsáveis pelos veículos têm o período de 10 dias úteis para a retirada do automóvel do local. Depois de finalizado o período será postado em Diário Oficial da cidade os dados destes veículos para serem em seguida removidos, caso o dono não tome nenhuma atitude.
Durante a ação, foram visitadas também seis empresas entre oficinas, funilarias e auto elétricas automotivas. Os donos e empregados foram instruídos e notificados a fazerem a retirada dos veículos que se encontram em situação de abandono junto aos seus devidos donos.
Os fiscais também passaram orientações para que os donos mantenham sempre os pátios dos estabelecimentos limpos e protegidos do acúmulo de água, impedindo assim criadouros do mosquito da Dengue, escorpiões, ratos e outros animais que proliferam doenças nas imediações. E caso encontrem algumas destas situações encaminhar ao setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde.
Multa
A multa segundo a lei Municipal Nº 5716/2017 é de 100 UFMs (este ano cada UFM corresponde a R$4,9708), mais o pagamento das despesas de remoção e diária em pátio onde o veículo estiver recolhido. A operação contou com os agentes das Secretária de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura Municipal em colaboração com a Fiscalização de Posturas da cidade, que na oportunidade verificou os alvarás de funcionamento das empresas e a atual situação dos pátios que utilizam para guardar os veículos quando estão em espera de manutenção.
A ação contou ainda com o suporte da Polícia Militar através da Atividade Delegada prestada ao Município. Outras orientações também foram repassadas como por exemplo, o descarte irregular de óleo dos veículos em via pública no momento de troca ou vazamento dos motores dos veículos, situação que se for vista será orientada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
No decorrer dos próximos dias as visitas continuarão, as Secretarias de Trânsito, Transporte e Segurança e Secretaria da Saúde contam com a ajuda de toda o povo para efetuar denúncias de carros em situação de abandono. As denúncias poderão ser feitas através da Ouvidoria nos canais oficiais da Prefeitura ou de forma presencial no Paço Municipal.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga


