Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga faz mutirão contra a dengue no Paineiras
Agentes de saúde percorrerão, das 7h às 13h, regiões de abrangência do Consultório Municipal “Carmem Martin Maria Morettin”
Na próximo sábado (25/1), a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga promoverá mais um mutirão de intensificação contra a Dengue. Desta vez, os agentes de saúde percorrerão, das 7h às 13h, regiões de abrangência do Consultório Municipal “Carmem Martin Maria Morettin”, no bairro Paineiras.
A ação consiste em fortificar as outras medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor das arboviroses que, além da Dengue, incluem também Zika e Chikungunya. A Vigilância Ambiental reforça ainda a necessidade do povo em receber os agentes em suas casas, sempre reconhecidos com crachá e uniforme.
Nebulização veicular
Em continuidade ao trabalho de enfrentamento à Dengue, a Vigilância Ambiental realizará também o trabalho de nebulização veicular no bairro, das 18h às 22h, na próxima segunda-feira (27/1), terça-feira (28/1) e quarta-feira (29/1).
Antes da ação ser realizada, os cidadãos recebe, através do carro de som que transita pelas ruas do bairro, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz. Outra direção que os agentes passam aos moradores é para que protejam frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros
Na próximo domingo (26/1), equipes também ficarão realizando nebulização costal casa a casa, das 7h às 12h, em regiões com maior adensamento de casos da doença.
Prevenção
A Vigilância Ambiental orienta os cidadãos a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’água e usar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para impedir a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.
Informe Dengue
A Dengue já registra um óbito em Votuporanga no começo deste ano, o que aumenta o alerta para que cada um assuma sua responsabilidade e desempenhe o seu papel contra a doença. Dados divulgados através da Secretaria da Saúde de Votuporanga sexta-feira agora (24/1), contabilizam 334 casos positivos e outros 1.182 estão em investigação.
O boletim epidemiológico pode ser consultado ao vivo no website da Prefeitura, www.votuporanga.sp.gov.br , também disponível no App Conecta Votuporanga.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga


