A declaração de Lula (PT) em tom irônico ocorreu durante acontecimento da petroleira em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Nesta última segunda-feira (17.fev), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença em um acontecimento da Petrobrás, que ocorreu em Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ. Na ocasião, o presidente falou ser contra a privatização da empresa e defendeu sua estatização.
Logo a princípio, Lula falou: “É preciso que a gente assuma a responsabilidade e defenda com mais coragem aquilo em que a gente acredita. Porque, se a gente não levar a sério, entra outro cara e vai privatizar outra vez e vai mandar vocês embora. Em nome do quê? Em nome de uma economia que não acontece?”, perguntou.
Na sequência, o chefe do executivo ironizou ao dizer que não come a gasolina produzida através da Petrobras, mas não deixa de defender a empresa: “Eu não defendo a Petrobras porque eu como petróleo? Não como. Porque eu bebo gasolina? Não bebo. Eu bebo outro álcool, a gasolina não.“, acrescentou. Em seguida, ele ainda se dirigiu ao púlpito e bebeu copo de água enquanto os convidados no palco caíam na risada.
Subsequentemente, Lula sugeriu que a Petrobras poderia adotar a estratégia de vender combustível diretamente para grandes consumidores. Em suma, segundo ele, seria um jeito de diminuir o preço: “Eu acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude. Sobretudo óleo diesel, a gente precisa comprar e vender para os grandes consumidores direto.“, declarou por final.
A presença de Lula no acontecimento marcou o anúncio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, seguido por ministros como Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Inovação em Serviços Públicos) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
Durante a cerimônia, foi lançada a licitação pública internacional da Transpetro para a compra de oito navios gaseiros, com capacidades entre sete mil e 14 mil metros cúbicos, integrando o Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. A concorrência estima dois lotes, impedindo que um mesmo estaleiro ou consórcio vença ambos.
Com informações da Diario de Votuporanga


