Prefeitura comprova parceria com as instituições que fazem parte o Sistema S e anuncia a oferta de mais 92 cursos profissionalizantes para este ano
Ação fortalece a capacitação de mão de obra e impulsiona a geração de emprego e renda no município
A Prefeitura Municipal de Votuporanga fundamentou, na próxima terça (13/5), a parceria com instituições do Sistema S e outras entidades de ensino e desenvolvimento, durante reunião realizada no auditório do Centro do Empreendedor.
O encontro contou com a presença do prefeito Jorge Seba, que estava auxiliado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Caridade, Rose Seba; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Chino Bolotário; de representantes das instituições parceiras do Sistema S: Senai, Senac, Sest/Senat e Sebrae-SP, além, também, do Instituto Federal (IFSP) e Fundação Educacional de Votuporanga (Unifev). O presidente da Câmara Municipal, Daniel David, e o presidente do Sincomércio, João Herrera Martins, também participaram.
Na ocasião, foram assinados os contratos para a oferta de 92 cursos profissionalizantes gratuitos que serão realizados ainda este ano, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. As capacitações abrangem diversas regiões do conhecimento como Moda, Alimentação, Construção Civil, Tecnologia, Serviços, Transportes e Beleza.
A Prefeitura Municipal preserva um comprometimento contínuo com a capacitação profissional por intermédio do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO). Apenas nos últimos 4 anos, mais de 4.450 oportunidades de qualificações foram concedidas, atendendo milhares de pessoas em busca de especialização ou de uma nova profissão.
O prefeito Jorge Seba destacou a necessidade da parceria para o fortalecimento da educação profissional no município. “Neste ano, ofertaremos 92 cursos, todos totalmente gratuitos, com docentes qualificados e estrutura oferecida pelos nossos parceiros. A qualificação profissional é um passo essencial para promover a inclusão social e fortalecer a economia local. Agradecemos imensamente às instituições envolvidas, que cumprem um papel fundamental na formação dos nossos cidadãos”, afirmou.
Já o secretário Chino Bolotário ressaltou os impactos positivos da iniciativa. “Os cursos têm como objetivo qualificar profissionalmente os alunos, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda. É uma medida de extrema importância, pois eleva o nível de competitividade das empresas locais, ao mesmo tempo em que incentiva o empreendedorismo”, explicou.
Chino também destacou o papel estratégico das parcerias na execução do projeto. “Estamos muito orgulhosos de consolidar mais uma etapa desse trabalho que tem transformado a vida de tantas pessoas. Esses cursos representam mais do que capacitação técnica, são oportunidades reais de mudança de vida, de ingresso ou reinserção no mercado de trabalho e de fortalecimento da nossa economia local. A parceria com essas instituições é fundamental para que possamos oferecer formação de qualidade, com estrutura e profissionais capacitados. Nosso compromisso é seguir avançando, sempre com foco no desenvolvimento de Votuporanga e no bem-estar da nossa população.”
Durante o encontro, Chino Bolotário entregou aos representantes das instituições parceiras uma placa de mesa intitulada “Parceiro de Votu”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por essas entidades na oferta dos cursos através da parceria com o CTMO.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga

