Prefeitura de Votuporanga conclui capacitação de agentes de saúde sobre atendimento e direitos das pessoas com deficiência
Ação da Secretaria de Direitos Humanos formou 145 profissionais das 14 UBSs da cidade
A Prefeitura Municipal de Votuporanga, com o auxílio da Secretaria de Direitos Humanos, concluiu com êxito o ciclo de capacitação voltado aos agentes comunitários de saúde e de enfrentamento às endemias, com foco na ampliação do conhecimento e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Realizada entre os dias 15 de julho e 24 de setembro, a ação contemplou as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e resultou na formação de 145 profissionais. O treinamento teve como objetivo integrar as equipes da Atenção Básica às ações da Secretaria de Direitos Humanos, promovendo uma atuação mais articulada, informada e humanizada junto às pessoas com deficiência e suas famílias.
Durante o processo formativo, os que participam conheceram programas e serviços concedidos através da Secretaria, como o Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que incentiva a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e a Carteira da Pessoa com Deficiência (PcD), documento que facilita o acesso a direitos e serviços públicos.
O secretário de Direitos Humanos, Nilton Cesar Santiago, destacou a necessidade da iniciativa. “Esta capacitação representa um avanço significativo na construção de uma rede municipal de proteção e inclusão. Ao preparar nossos agentes, ampliamos a capacidade do poder público de identificar demandas, orientar corretamente a população e garantir o acesso efetivo aos direitos das pessoas com deficiência”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga

