Banco de Leite de Votuporanga preserva captação regular e amplia suporte a outras cidades
Com média mensal de até 100 litros, unidade se consolida como referência regional e já auxilia bancos de São José do Rio Preto e Marília
A Prefeitura Municipal de Votuporanga, com o auxílio do Banco de Leite Humano “1ª Dama Maria Apparecida Nogueira Stefanelli”, vinculado à Secretaria da Saúde, celebra a consolidação do serviço que, depois de um ano de estabilidade, preserva a captação regular de leite materno e amplia sua atuação como referência regional. Atualmente, a unidade coleta entre 70 e 100 litros por mês, o que permite não exclusivamente atender à demanda local, mas também colaborar com bancos de leite de outras cidades, como São José do Rio Preto e Marília.
O desempenho é resultado do trabalho contínuo do grupo multiprofissional, que age com direção, acolhimento e incentivo à amamentação, defendendo qualidade e segurança em todo o processo de coleta, armazenamento e distribuição do leite humano. Na manhã desta quinta-feira, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba, auxiliada da secretária da Saúde, Ivonete Félix, visitou o espaço.
Conforme a gerente de Atenção à Saúde, Karen Fernanda Silva Bortoleto Garcia, a estabilidade conquistada reforça o comprometimento da cidade com o fortalecimento da rede de apoio à maternidade e à infância. “A regularidade na captação mostra que o trabalho de orientação e incentivo às mães tem dado resultado. Hoje conseguimos atender plenamente as necessidades locais e ainda contribuir com outras cidades, o que é motivo de grande orgulho para toda a equipe”, destacou.
A secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, também ressaltou o avanço do serviço e a relevância do aleitamento materno. “O Banco de Leite é um orgulho para Votuporanga. Ter uma captação estável e ainda poder apoiar outras cidades mostra a força e a dedicação das nossas profissionais. O leite materno é o alimento mais completo e essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, e cada mãe que amamenta ou doa faz parte de uma corrente de amor e cuidado que salva vidas”, afirmou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba, parabenizou toda a equipe através do comprometimento e pelos resultados alcançados. “É um trabalho lindo, feito com muito amor e responsabilidade. Cada profissional aqui tem um papel essencial na promoção do aleitamento materno e na garantia de que tantos bebês tenham acesso a um alimento tão valioso. Fico muito feliz em ver o quanto o Banco de Leite tem crescido e se tornado referência para outras cidades”, destacou.
O Banco de Leite concede atendimento sem custo e especializado às gestantes e puérperas, com suporte técnico e emocional durante o processo de amamentação. Além do que, promove o grupo de aleitamento materno às sextas-feiras, às 9h, e disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira para acolher e orientar as mães que desejarem fazer parte ou doar leite materno.
As doações poderão ser agendadas através do WhatsApp (17) 9 9702-5112. O Banco de Leite Humano de Votuporanga fica na rua Antônio Galera Lopes, nº 2.630, ao lado do Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga


