Prefeitura de Votuporanga entra na era digital com implantação do ponto eletrônico via App
Novo sistema, em processo de implantação, permite que o servidor registre o ponto diretamente através do celular, de forma prática e segura por intermédio do App E-Município
A Prefeitura Municipal de Votuporanga continua com a política de modernização de seus processos internos com uso da tecnologia no dia a dia. Desde o começo de agosto de 2025, a Secretaria da Gestão iniciou a implantação do registro de ponto digital para servidores públicos municipais, um novo sistema que permite o controle de jornada de trabalho por intermédio do App E-Município, desenvolvido através da empresa Fiorilli.
Com o uso da geolocalização via GPS, o servidor pode registrar o ponto diretamente através do celular, de forma prática e segura. O sistema é integrado à Folha de Pagamento da Prefeitura, defendendo que as marcações realizadas no App sejam computadas de forma automática na folha de ponto.
Conforme o secretário da Gestão, Leandro Vinícius da Conceição, o processo fica em fase de implantação e adaptação, e o uso do app é facultativo. “Nosso objetivo é oferecer mais comodidade e agilidade aos servidores. Sabemos que muitos enfrentam dificuldades com o registro digital no relógio de ponto ou precisam estar em outros locais para exercer suas funções. Por isso, o aplicativo surge como uma alternativa moderna e acessível. O servidor pode optar pelo uso do app ou continuar registrando presencialmente, se preferir.”
O secretário também destacou que todo o processo passou por uma análise jurídica criteriosa. “Solicitamos parecer da Procuradoria Geral do Município, que avaliou a legalidade do uso da geolocalização. O parecer foi positivo, confirmando que o sistema é seguro e respeita a privacidade do servidor”, complementou.
Para usar o App, é fundamental que o servidor assine um termo de ciência com informações sobre o funcionamento do sistema que será oferecido através do Departamento de Folha de Pagamento. O uso do aparelho celular e do acesso à internet é de responsabilidade individual do servidor.
O prefeito Jorge Seba destacou que a iniciativa faz parte de um movimento mais amplo de transformação digital da Prefeitura. “Estamos investindo em tecnologia e inovação para modernizar a gestão pública. Esse é mais um passo importante na digitalização dos serviços municipais e na valorização do servidor. Votuporanga segue avançando com responsabilidade, conectada com o futuro e com as boas práticas da administração pública moderna”, afirmou o prefeito.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga

