Prefeitura faz mudanças viárias para melhorar mobilidade urbana e aumentar segurança de motoristas
Condutores da Avenida Prestes Maia terão preferência no cruzamento com a Avenida da Saudade na direção à Rua Osvaldo Padovez; outra mudança é na área do AME, para aumentar a segurança em uma área de alto fluxo de ambulâncias e ônibus
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura de Votuporanga iniciou intervenções viárias para melhorar a mobilidade urbana e diminuir o risco de acidentes. As intervenções já estão em execução e contam com sinalização reforçada para orientar motoristas durante o momento de adaptação.
A principal modificação fica no acesso que começa na Avenida Prestes Maia. Com início de agora, os condutores terão preferência para cruzar a Avenida da Saudade e seguir sentido à Rua Osvaldo Padovez (popular “Rua da Santa Casa”).
Para isso, a Avenida da Saudade passa a contar com parada obrigatória (PARE) no sentido centro–bairro. A obra inclui a abertura de um novo acesso no canteiro central, assegurando maior fluidez e segurança para quem se desloca da zona sul na direção à Santa Casa, AME e adjacências.
AME
Outra mudança importante ocorre na rua Tibagi. Motoristas que antes faziam conversão à direita para entrar a Rua Maria de Freitas Leite, exatamente de frente ao AME, para adentrarem à Avenida da Saudade, agora precisarão seguir através da Tibagi até a Avenida Prestes Maia, utilizando a rotatória existente no cruzamento com a Avenida da Saudade.
O canteiro central da Avenida da Saudade com a Rua Maria de Freitas Leite será fechado definitivamente, medida tomada para impedir colisões em um ponto historicamente crítico através da alta circulação de ambulâncias e ônibus.
O secretário de Trânsito, engenheiro Marcelo Marin Zeitune, explica que as mudanças atendem a um estudo técnico da Pasta. “Essa região sempre apresentou riscos devido ao intenso fluxo de veículos, principalmente ambulâncias que precisam de rapidez e segurança. As intervenções vão organizar o trânsito, reduzir conflitos de conversão e tornar o deslocamento mais seguro para todos. É uma ação planejada e necessária para melhorar a mobilidade urbana como um todo”, destacou.
O prefeito Jorge Seba reforçou o comprometimento da Gestão com a segurança viária. “Estamos investindo em obras que salvam vidas. A região do AME é um ponto sensível e que sempre exigiu atenção especial pela quantidade de ônibus, ambulâncias e carros que circulam diariamente. Essas mudanças trazem mais ordem, fluidez e segurança, garantindo que o cidadão se desloque com tranquilidade. Nosso trabalho é pensar uma cidade moderna e segura para todos”, afirmou.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga

