Capacitação: integrantes do Programa Votuporanga em Ação participam de palestra sobre “Controle de Pragas Urbanas”
A iniciativa foi feita com o propósito de promover informação, conscientização e fortificar o papel social dos que participam do programa no cuidado com o município
Bolsistas do Programa Votuporanga em Ação participaram, na sexta-feira anterior (10/4), na Câmara Municipal, de uma capacitação cidadã promovida através da Secretaria de Direitos Humanos, com foco em informação, conscientização e fortalecimento do papel social dos que participam no cuidado com o município.
Com o tema “Controle de Pragas Urbanas”, a atividade foi ministrada através da equipe técnica da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, conduzida através da palestrante Patrícia Amâncio.
Durante o encontro, foram abordados temas relevantes para a saúde pública, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e a presença de escorpiões, além de orientações sobre prevenção, formas de transmissão e cuidados necessários no dia a dia.
A programação também destacou a necessidade da atuação de cada cidadão no enfrentamento às pragas urbanas, reforçando que pequenas atitudes individuais podem gerar grande impacto coletivo. O momento contou com participação ativa dos bolsistas, que desfrutaram para esclarecer questionamentos e demonstraram interesse e engajamento com o tema.
Permaneceram presentes o prefeito Jorge Seba, o presidente da Câmara Municipal, Daniel David, e o secretário de Direitos Humanos, Nilton Santiago.
“Essa capacitação vai além da informação. Ela fortalece a cidadania e o senso de responsabilidade coletiva. Os bolsistas do Programa são agentes importantes na comunidade e, ao levar conhecimento sobre prevenção e saúde pública, contribuem diretamente para uma cidade mais segura e consciente”, destaca o secretário de Direitos Humanos, Nilton Santiago.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga

