Dia D do Outubro Rosa será feito no dia 18 deste mês
Unidades de Saúde permanecerão abertas das 8h às 16h e concederão coleta de papanicolau, pedido de mamografias e atualização da caderneta de vacinas
No dia 18 deste mês, todas as Unidades de Saúde de Votuporanga permanecerão abertas, das 8h às 16h, para o Dia D do Outubro Rosa, ação que integra a mobilização nacional para atualização da caderneta de vacinas. A iniciativa unirá ações voltadas à prevenção da saúde da mulher e ao diagnóstico precoce de doenças, particularmente o câncer de colo de útero e de mama.
Ao longo do dia, serão disponibilizados exames preventivos, como o papanicolau, orientações sobre o autoexame das mamas, pedido de mamografias e aplicação de vacinas previstas no calendário nacional.
Para a realização do papanicolau, a direção é que as mulheres evitem relações sexuais, mesmo com preservativo, nos dois dias anteriores ao exame, não utilizem duchas ou remédios vaginais neste momento e não estejam menstruadas no dia da coleta.
“O Outubro Rosa é um momento de conscientização e prevenção. É fundamental que todas as mulheres realizem os exames regularmente, cuidem da própria saúde e incentivem amigas e familiares a fazerem o mesmo. Convido todas as mulheres de Votuporanga a participarem do Dia D, aproveitando para atualizar a caderneta de vacinas e garantir mais saúde e bem-estar”, destacou a secretária de Saúde, Ivonete Félix.
A ação reforça a necessidade da prevenção, do diagnóstico precoce e da vacinação, contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida de toda os cidadãos.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga


