Direitos Humanos promove capacitação para bolsistas com foco em saúde mental no ambiente de trabalho
Encontro juntou autoridades na Câmara Municipal e reforçou o cuidado com o bem-estar emocional dos que participam do Programa Votuporanga em Ação
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, realizou na manhã desta sexta-feira (13/2) uma capacitação voltada aos bolsistas do Programa Votuporanga em Ação, com o tema “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”. O encontro foi feito na Câmara de Vereadores, no Plenário “Dr. Octávio Viscardi”, propiciando um espaço de aprendizado e diálogo.
A iniciativa teve como objetivo ampliar a conscientização sobre a necessidade do cuidado com a saúde emocional no dia a dia profissional, abordando estratégias de prevenção, manejo do estresse, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, além da valorização do ambiente organizacional saudável e produtivo.
Permaneceram presentes o prefeito Jorge Seba, auxiliado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Caridade, Rose Seba; Osvaldo Carvalho, representando o deputado estadual Carlão Pignatari; o vereador Marcão Braz; e o secretário da Pasta, Nilton Santiago.
A palestra foi ministrada por Maithê Oliveira Dias, psicóloga do CAPS AD, que conduziu reflexões sobre saúde mental como direito fundamental e pilar essencial para o desenvolvimento humano e profissional. Na ocasião, foram mostrados dados, exemplos práticos e orientações para reconhecimento de indícios de sobrecarga emocional, além da importância do apoio institucional e do diálogo aberto nas equipes.
Nilton Santiago, destacou o comprometimento da gestão com a formação integral dos bolsistas. “Cuidar da saúde mental é garantir dignidade, respeito e melhores condições de trabalho. Nosso papel, enquanto poder público, é oferecer não apenas oportunidades, mas também suporte, orientação e ferramentas para que cada bolsista se desenvolva de forma plena, equilibrada e consciente. Investir em saúde emocional é investir em pessoas e, consequentemente, em uma cidade mais humana e solidária”, afirmou.
O prefeito Jorge Seba reforçou, ressaltou em sua fala final, a necessidade de olhar para as pessoas de forma integral dentro da gestão pública.
“Quando falamos em trabalho, falamos de pessoas. E pessoas precisam ser valorizadas não apenas pela produtividade, mas pelo seu bem-estar, pela sua saúde emocional e pela sua dignidade. Investir em capacitações como esta é reafirmar o nosso compromisso com uma Votuporanga mais humana, onde cada bolsista se sinta acolhido, respeitado e preparado para crescer. Cuidar da saúde mental é também fortalecer o serviço público e a qualidade das entregas à nossa população”, destacou o prefeito.
A ação integra o calendário de capacitações promovido através da Secretaria de Direitos Humanos, reafirmando o comprometimento da Prefeitura com políticas públicas que valorizam o ser humano, fortalecem vínculos e promovem cidadania.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga

