Programas da Saev Ambiental unem educação, tecnologia e premiação contra descarte de lixo
Com fiscalização por drones e incentivo à população, estratégia junta conscientização e penalização para confrontar ‘lixões’ irregulares
A Saev Ambiental anunciou, sexta-feira agora (10/4), a inauguração de dois programas pioneiros para confrontar um problema crônico em Votuporanga: o descarte irregular de lixo em regiões públicas e de preservação. Batizadas de “Moeda Verde” e “Sentinelas do Meio Ambiente”, as iniciativas combinam incentivo à população através de prêmios e reforço na fiscalização, com uso de drones. As propostas serão orientadas agora à Câmara Municipal.
O anúncio foi feito através do superintendente da autarquia, Osvaldo Carvalho, durante coletiva de imprensa que marcou a prestação de contas dos primeiros 30 dias de gestão. Segundo dados da Autarquia, exclusivamente nos três primeiros meses deste ano, a Saev investiu mais de R$ 219 mil na limpeza de pontos de descarte irregular. No momento, foram recolhidas mais de 440 toneladas de resíduos descartados de forma inadequada em beiras de estradas e terrenos.
“Se não houver mudança de comportamento, esse custo pode chegar a R$ 1 milhão por ano. É dinheiro público sendo enterrado no lixo. Tratam-se de recursos que poderíamos utilizar para investir na melhoria da distribuição de água e tratamento do esgoto, mas ao invés disso estamos em uma verdadeira operação de enxugar gelo, pois nossas equipes limpam hoje e no dia seguinte o local já está cheio de lixo novamente”, destacou o superintendente. Atualmente, o município já tem em torno de 90 pontos mapeados de descarte irregular. Diante desse cenário, a Saev Ambiental estruturou dois programas que atuam de forma integrada para confrontar essa realidade.
Moeda Verde
O programa Moeda Verde aposta na conscientização através de recompensa. A proposta não é complicado: moradores que destinarem corretamente resíduos nos Ecotudos passam a acumular pontos, convertidos em cupons para sorteios. “A ideia é transformar uma atitude correta em benefício direto. Quem contribui com o meio ambiente passa a ser reconhecido e recompensado”, explicou Osvaldo.
O sistema estima a distribuição de até duas “moedas” diariamente, a cada entrega de materiais como entulho, móveis ou itens inservíveis. Cada moeda equivale a um cupom para fazer parte dos sorteios mensais. Além de tudo, moradores que denunciarem práticas irregulares também serão pontuados, ampliando o engajamento popular.
A premiação inclui sorteios mensais de uma Smart TV de 50 polegadas e uma fritadeira elétrica, além de um prêmio anual de maior valor: uma scooter elétrica. “Quanto mais a pessoa participa, ou seja, descarta lixo regularmente, maiores são as chances de ganhar. É um modelo contínuo de estímulo à participação”, reforçou o superintendente.
Educação ambiental
O programa também terá atuação direta nas escolas municipais, com foco na formação de uma nova geração mais consciente. Alunos serão incentivados a separar resíduos em casa e envolver suas famílias no processo. As escolas vão contabilizar os pontos por participação, promovendo uma competição saudável entre turmas.
A turma com melhor desempenho será premiada com um smartphone, que será sorteado dentre todos os que participam, enquanto o estudante destaque, com maior número de pontos, também irá ganhar um smartphone. Além de tudo, a escola que somar o maior número de pontos irá ganhar o troféu de Escola Amiga do Meio Ambiente. “Estamos investindo no futuro. Queremos que as crianças sejam agentes de transformação dentro de casa e na comunidade”, afirmou Osvaldo Carvalho.
Sentinelas do Meio Ambiente
De forma complementar, o programa Sentinelas do Meio Ambiente reforça o enfrentamento ao descarte irregular através da fiscalização tecnológica. A Saev irá fazer a contratação de uma empresa que tem especialização para operar drones que irão monitorar os pontos críticos mapeados no município.
As imagens captadas permitirão reconhecer infratores, que ficarão sujeitos às penalidades previstas na legislação municipal, com multas que podem chegar a R$ 8 mil. “Nosso objetivo não é multar, mas conscientizar. Inclusive, vamos sinalizar as áreas monitoradas. Porém, quem insistir em desrespeitar a lei será responsabilizado”, afirmou o superintendente.
O povo também terá papel ativo na fiscalização, podendo enviar denúncias com fotos ou vídeos, com garantia de sigilo. As denúncias conseguirão ser feitas através do WhatsApp da Ouvidoria Municipal (17) 3405-9700. As denúncias válidas irão gerar de forma automática duas “Moedas Verdes” para o denunciante. Caso a denúncia seja confirmada e o infrator autuado o denunciante irá ganhar mais 50 moedas.
O anúncio foi seguido através do prefeito Jorge Seba que destacou que a iniciativa marca uma mudança de postura da gestão municipal no enfrentamento ao problema, ao integrar educação ambiental, incentivo à participação da população e rigor na fiscalização.
“Estamos tratando essa questão com a seriedade que ela exige. Não é justo que a população pague a conta pela irresponsabilidade de alguns. Vamos investir em educação e conscientização, mas também vamos intensificar a fiscalização. Quem fizer a sua parte será reconhecido, mas quem insistir em descartar lixo de forma irregular será penalizado. É uma ação que protege o meio ambiente, valoriza o dinheiro público e melhora a qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou o prefeito Jorge Seba.
Os vereadores Ricardo Bozo, Débora Romani, Natielle Gama e Osmair Ferrari participaram também do anúncio. Representando o presidente da Câmara Municipal, Daniel David, o vereador Ricardo Bozo parabenizou a Saev Ambiental através da iniciativa e empenhou o suporte do Legislativo na luta contra o descarte irregular de lixo.
“Parabenizo a Saev Ambiental por essa iniciativa inovadora e necessária para o nosso município. A Câmara Municipal está comprometida em apoiar ações que promovam a conscientização da população e o cuidado com o meio ambiente. Tenho certeza de que o Legislativo será parceiro na análise e aprovação desses projetos, porque sabemos que combater o descarte irregular de lixo é uma responsabilidade de todos”, afirmou.
Com informações da Prefeitura de Votuporanga


