Atualmente, a velocidade na pista é monitorada por equipamentos portáteis operados através da Polícia Rodoviária. 649 novos radares fixos serão ativados em todo o Estado de São Paulo.
Motoristas que circulam pelas pistas paulistas, principalmente na área de Votuporanga, Fernandópolis e Jales, precisam ficar atentos: a começar de janeiro de 2025, novos radares fixos começarão a monitorar a velocidade dos veículos.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou a instalação de 649 novos radares em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a segurança nas pistas e diminuir o número de acidentes. Na área, 34 radares serão instalados, sendo 14 deles na Pista Euclides da Cunha (SP-320). As pistas Percy Waldir Semeghini, Eliezer Montenegro Magalhães e Péricles Bellini (SP-461) também receberão equipamentos novos.
Os novos radares são mais modernos e eficientes que os velhos. Além de medir a velocidade dos veículos, eles também são capazes de fazer a leitura automática das placas dos carros, transmitindo as informações ao vivo para uma central de monitoramento. Essa tecnologia permitirá reconhecer veículos roubados ou roubados, integrando o sistema ao programa “Muralha Paulista”.
Nas regiões de Votuporanga e Fernandópolis, por exemplo, os radares serão instalados nos mesmos locais onde já existiam anteriormente na Pista Euclides da Cunha, além de um novo radar na Pista Percy Waldir Semeghini.
Com a instalação dos novos radares, os motoristas precisam redobrar a atenção e respeitar os limites de velocidade. A fiscalização eletrônica será mais rigorosa e as multas para quem exceder a velocidade permitida serão aplicadas.
Plano de Segurança Viária
A instalação dos radares faz parte do Plano de Segurança Viária do governo estadual, que tem como objetivo diminuir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030. O plano é tornar as pistas mais seguras e assegurar que todos os usuários possam se deslocar com tranquilidade.
Com informações da Diario de Votuporanga


