Coordenado e produzido através do pesquisador e fotógrafo Ravel Gimenes, “A Estrada de Ferro – Votuporanga na Linha do Desenvolvimento no Noroeste Paulista” é um documentário histórico que conta a trajetória da Estação Ferroviária, desde o seu maquinário até a chegada ao município.
@leidiane_vicente
Não faz tanto tempo assim, as estações ferroviárias eram lugares de encontros e despedias. Muitos passageiros embarcavam e desembarcavam onde, hoje, isso somente ocorre com o carregamento de cargas, como grãos e derivados, combustíveis, minérios e produtos siderúrgicos.
Relembrar essa história não só é muito importante para saber como viajavam nossos antepassados, mas, também, para compreender a necessidade da linha férrea no desenvolvimento de um município.
Em Votuporanga, por exemplo, a ferrovia foi inaugurada em 1945 e até meados de 2001 ainda transportava pessoas. Afinal, por muitos anos, a estrada de ferro foi o meio de locomoção mais rápido para chegar aos grandes centros e, até mesmo, outras cidades do interior.
O documentário “A Estrada de Ferro – Votuporanga na Linha do Desenvolvimento no Noroeste Paulista” estreia, hoje, às 17h, na sala de cinema do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”. Justamente no mês de agosto, quando o município completa 87 anos de fundação e 79 anos da chegada da Estação Ferroviária.
Coordenado e produzido através do pesquisador e fotógrafo Ravel Gimenes, o filme tem cunho histórico e descreve como a EFA (Estrada de Ferro Araraquara) foi fundamental para o progresso de Votuporanga e toda a área do Noroeste Paulista.
Segundo ele, foi capaz traçar uma linha histórica onde o espectador pode acompanhar, desde a origem do maquinário até a chegada da estrada de ferro no Estado de São Paulo. Além do que, a história da criação da cidade, a fundação da EFA e toda a sua trajetória.
Ravel destaca que foram nove meses de preparação. E, sobre o resultado final, comenta: “São 100 registros oficiais, entre fotografias, mapas e demais arquivos, alguns inéditos, apresentados durante 60 minutos de documentário.”
O Projeto foi contemplado através do Edital de Chamamento Público da Secretaria da Cultura e Turismo Nº 01/2023 – Lei Paulo Gustavo complementar nº 195, de 08 de julho de 2022 de fomento a produção audiovisual, com o suporte da Prefeitura de Votuporanga. Um diferencial a ser destacado é a inclusão, já que o documentário é acessível em Libras (Língua Brasileira de Indicações) e com a legenda conforme com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Sobre os desafios para o desenvolvimento do documentário, Ravel expõe que sem questionamento foi a busca e a planejamento das informações, como balanços, inventários, notícias e fotografias.
“Infelizmente com o desmonte da EFA para a criação da Fepasa (Ferrovia Paulista) pouca coisa sobrou e, posteriormente, com a liquidação da Fepasa não existia quase nenhuma informação disponível, além de registros em acervos particulares. Nem mesmo na cidade chefe, que foi Araraquara, conseguimos documentos oficiais”, diz.
O documentário histórico também conseguirá ser assistido via canal do YouTube de Ravel Gimenes, no mesmo dia e horário do acontecimento programado.
Equipe Técnica
Revisora textual: professora Dra. Elaine Cristina Ferreira de Oliveira.
Videomakers e captação de imagens e edição: Taynara Morisa e Lucas Abra.
Intérprete de Libras: professora Lilian Remanaschi.
Coordenador, diretor de roteiro, revisor historiográfico e produtor: pesquisador Ravel Gimenes.
SERVIÇO
Documentário “A Estrada de Ferro – Votuporanga na Linha do Desenvolvimento no Noroeste Paulista”
Local: Sala de cinema do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” – Parque da Cultura
Dia: hoje às 17h
Com informações da Diario de Votuporanga


