Na última terça-feira (22/10), a Santa Casa de Votuporanga realizou uma importante palestra sobre a prevenção do câncer de mama, conduzida através da oncologista Dra. Júlia Cordeiro, no auditório do RH. Uma iniciativa dessas faz parte da campanha Outubro Rosa, um movimento internacional que pretende aumentar a conscientização e o controle do câncer de mama, criado na década de 1990 através da Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data é celebrada todos os anos com o objetivo de compartilhar informações, promover o acesso a serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade. Dra. Júlia destacou que “o câncer de mama e o câncer do colo do útero são os mais comuns entre as mulheres no Brasil, com 73 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados anualmente, sendo o mais mortal no país.”
A médica ressaltou os sintomas como caroços ou nódulos na mama ou axila que poderão ser que não doem, alterações na pele, mudanças no mamilo e inchaço. “É importante consultar um médico se notar qualquer um desses sintomas. A detecção precoce é fundamental”, complementou.
Ela ressaltou a necessidade de eventos como esse, não somente para os cidadãos em geral, mas também para os profissionais de saúde.
A Supervisora de Enfermagem, Maira Rosana Gomes Gobato, presente no acontecimento, enfatizou que “nunca é tarde para aprender a se prevenir.” Maira destacou a evolução da ciência e dos métodos de conscientização, afirmando que “a prevenção do câncer de mama é crucial, e agradeço à Instituição por proporcionar essa palestra aos colaboradores.”.
É fundamental lembrar que toda mulher tem direito a exames preventivos através do SUS, como mamografias e exames ginecológicos. O programa Mulheres de Peito, que se destaca na área, disponibiliza agendamentos gratuitos para mamografias sem necessidade de encaminhamento médico, voltados para mulheres de 50 a 69 anos. Para agendar, basta ligar para 0800-7790000.
Com informações de VotuNews


