Na sexta-feira anterior (25), uma ação coordenada pelas equipes de Força Tática de Votuporanga, com o suporte tático do 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis, resultou na prisão de cinco bandidos e na apreensão de drogas em Votuporanga. A “Operação Saturação”, planejada através do 1° Tenente Lesandro, subcomandante da 3ª Companhia (Votuporanga), e através do 1° Tenente Liberato, subcomandante da 1ª Companhia (Fernandópolis), contou com o suporte do coordenador operacional do batalhão, Mator Takebe.
A operação pretendeu amplificar a segurança no município por intermédio de policiamento ostensivo e da prevenção a crimes graves, como roubos, furtos e tráfico de entorpecentes. De acordo com a Polícia Militar, foram feitas prisões de três procurados através da Justiça, impedindo a continuidade de suas atividades criminosas. Além do que, outros dois bandidos foram detidos em flagrante por tráfico de drogas, com 250 gramas de cocaína confiscadas.
Depois de o encerramento da operação, os policiais participaram de um treinamento focado no atendimento de ocorrências de alta complexidade, como furtos e roubos a banco, que podem envolver ferimentos de policiais. Durante o treinamento, ministrado pelos tenentes Lesandro e Liberato, foram abordadas táticas de patrulha em regiões de alto risco e técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para casos de feridos.
Na fase prática do treinamento, realizada em Valentim Gentil, os policiais participaram de uma simulação de roubo a caixa eletrônico, onde um policial foi “ferido” durante a ocorrência. A equipe de Força Tática praticou a aproximação do local, realizou o APH tático e executou a extricação e o socorro ao ferido, sob a supervisão dos tenentes Lesandro e Liberato. A operação reforçou o preparo dos agentes para confrontar situações de alta periculosidade e aumentou a sensação de segurança na área.
* Com informações de Jornal A Cidade
Com informações de VotuNews


