Solenidade está agendada para o Plenário ‘Dr. Octávio Viscardi’, no Palácio 8 de Agosto, a contar das 16h30. Em redes sociais, um protesto contra a ‘Taxa do Lixo’ foi convocado para o momento da posse.
A solenidade de posse para os eleitos no pleito municipal de outubro para a gestão 2025-2028 ocorre na próxima quarta (1º.jan), a contar das 16h30, no ‘Dr. Octávio Viscardi’, na Câmara Municipal de Votuporanga/SP. Na ocasião, o prefeito reeleito Jorge Seba (PSD) será reconduzido ao cargo de chefe do Executivo votuporanguense, seguido de seu novo vice-prefeito Luiz Torrinha (PL).
Antes, entretanto, a Casa de Leis seguirá o próprio rito interno ao empossar os 15 ocupantes do Legislativo votuporanguense que integrará a 19ª Legislatura, inicialmente, sob a presidência do vereador Daniel David (MDB). Assim como elegerão a nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, e apenas a contar daí, empossarão o prefeito e o vice.
Na ocasião serão empossados os vereadores titulares:
- Emerson Pereira (PSD) – 1.641 votos – reeleito
- Chandelly Protetor (Republicanos) – 1.346 votos – reeleito
- Cabo Renato Abdala (PRD) – 1.180 votos – reeleito
- Sargento Marcos Moreno (PL) – 1.172 votos – eleito
- Débora Câmara Romani (PL) – 1.143 votos – eleita
- Dr. Leandro (PSD) – 1.133 votos – eleito
- Osmair Ferrari (PL) – 995 votos – reeleito
- Carlim Despachante (Republicanos) – 983 votos – eleito
- Serginho da Farmácia (PP) – 878 votos – reeleito
- Marcão Braz (PP) – 835 votos – eleito
- Natielle Gama (Podemos) – 830 votos – eleita
- Daniel David (MDB) – 818 votos – reeleito
- Nilton Santiago (MDB) – 773 votos – reeleito
- Wartão (União) – 680 votos – eleito
Protesto contra a ‘Taxa do Lixo’ é convocado em redes sociais
Desde a aprovação recente da polêmica TMRS (Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos), popularmente conhecida como “Taxa do Lixo”, na 46ª e última sessão ordinária de 2024, no último dia 16, os ânimos têm se exaltado entre usuários de grupos locais de diversas redes sociais.
Ainda assim, na última semana, uma publicação passou a convocar os moradores de Votuporanga que ficaram insatisfeitos com o desenvolvimento do tributo para um ato pacífico contra o ato proposto através da Prefeitura e acatado através da Câmara, por 9 votos a 4.
“Leve seu saco de lixo na posse do Jorge Seba. Manifestação pacífica contra a vergonhosa manobra de criação de novos impostos que sangram a população votuporanguense”, diz a publicação que se espalhou inicialmente através do Facebook, mas depois ganhou também grupos de WhatsApp e o Instagram.
Vale relembrar que, conforme noticiado através do Diário, a “Taxa do Lixo” já entra em vigor a contar de 2025, de maneira escalonada.
De acordo com a Saev a cobrança média, para 87,17% dos cidadãos de Votuporanga, será de R$ 14,05. Para o comércio/indústria com disponibilização de coleta três vezes por semana, a taxa mínima será de R$ 7,53. Já para as unidades que possuem coleta diária (lojas da rua Amazonas, por exemplo) o valor mínimo será de R$ 15,06, podendo chegar a R$ 183,29 para grandes unidades geradoras de lixo.
O escalonamento da cobrança da taxa, veio através de emenda e com a intenção de minimizar o impacto na conta dos votuporanguenses. Veja abaixo o cronograma de implantação da ‘Taxa do Lixo’ em Votuporanga:
- no exercício financeiro de 2025, os contribuintes pagarão 25% do valor integral;
- em 2026, o pagamento será de 50% do valor integral;
- em 2027, o pagamento será 75% do valor integral;
- a contar de 2028, será cobrado o valor integral da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos.
Com informações da Diario de Votuporanga


