São José do Rio Preto e Glicério entraram em estado de emergência. Votuporanga é o município que mais registrou mortes através da doença em 2024.
Nos primeiros dias de 2025, cidades como São José do Rio Preto/SP e Glicério/SP entraram em estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue. Outros municípios do noroeste paulista realizam ações junto à população para tentar diminuir a incidência da doença.
Em Rio Preto, o prefeito Fábio Candido (PL) decretou, na sexta-feira passada (3.jan), estado de emergência no município por motivo da doença. Como medida para conter a alta nos casos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade irão funcionar em horário estendido, ou seja, até as 22h.
Além disto, um mutirão de limpeza em regiões com maior incidência de casos foi feito segunda-feira agora (6). O foco fica nos bairros São Francisco, Gabriela e Eldorado. Nebulizações serão realizadas com início do dia 13 de janeiro.
Votuporanga lidera ranking de mortes por dengue
Em 2024, o município com maior número de mortes por dengue na área foi Votuporanga. Para impedir que a situação se repita, a Secretaria Municipal de Saúde programou ações de enfrentamento à doença, sendo que, uma das opções, é a volta de um ambulatório de atendimento especializado para a dengue. Mutirões de limpeza junto com nebulizações também estão sendo realizados em regiões da cidade consideradas críticas.
Glicério
Glicério registrou 24 confirmações nos seis primeiros dias de 2025, um terço dos casos registrados em 2024. Diante disso, a prefeitura decretou situação de emergência segunda-feira agora (6).
Baseado no documento assinado através do prefeito Hairton Carvalho Oliveira (PDS), devido à situação, fica permitida a contratação de novos empregados para auxiliar no enfrentamento à doença e não é necessário fazer licitação para executar medidas emergenciais.
Nos últimos doze meses, foram registrados 84 casos positivos no município, o que preocupou as autoridades de saúde. Durante o primeiro final de semana de 2025, foram feitas ações de nebulização nos imóveis.
Os agentes comunitários de saúde também realizam ações de direção e conscientização entre o povo.
Com informações da Diario de Votuporanga

