Este benefício se repetirá no mês de junho, setembro e dezembro, permitindo que os apreendidos fiquem fora por sete dias.
Mais de mil apreendidos foram liberados nas ruas de Votuporanga e área na próxima terça (11.mar) para mais uma “saidinha temporária”. Eles estão detidos em seis unidades prisionais do noroeste paulista, mas foram beneficiados com a medida como parte do processo de reintegração social.
Ao todo, mais de 28.200 detentos deixaram as penitenciárias do Estado de São Paulo, agendando a primeira saída temporária do ano. Este benefício, que se repetirá no mês de junho, setembro e dezembro, permite que os apreendidos fiquem fora por sete dias.
Desde a introdução do benefício, mais de 200.000 apreendidos não regressaram ao cadeia, muitos dos quais cometeram novos crimes, incluindo assassinatos. Críticos da medida argumentam que a política de saída temporária é um fracasso, evidenciado pelos números e estatísticas, e que a insistência em mantê-la é baseada em ideologia, não em dados concretos. A situação é agravada através da decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que anulou a autorização de prisão de detentos durante a saída temporária sem uma decisão judicial.
A Secretaria de Segurança Pública fica tentando fechar um acordo com o Judiciário paulista para preservar essas autorizações. Estima-se que 5% dos bandidos que têm direito à saída temporária não retornam, o que representa em torno de 1.410 fugitivos. A questão levanta preocupações sobre a segurança pública e a eficácia das políticas de reintegração social no Brasil. Diante desse cenário, o debate sobre a continuidade das saídas temporárias ganha força. Enquanto alguns defendem que o benefício é essencial para a ressocialização dos apreendidos, outros apontam para os riscos à segurança pública e a reincidência criminal.
Na área de Votuporanga, ao todo, foram liberados 1.077 apreendidos, sendo 934 do
Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto; 34 do Centro de Progressão Penitenciária
de Riolândia; 15 da Penitenciária de Riolândia; oito Centro de Progressão Penitenciária de
Paulo de Faria; 50 do Centro de Detenção Provisória de Icém; e 36 do Centro de Ressocialização Feminina de Rio Preto.
Como nem todos os apreendidos utilizarão tornozeleiras eletrônicas, a Polícia Militar montou um plano especial de ronda para fiscalizar os detentos durante o momento da saída temporária.
Com informações da Diario de Votuporanga


